Esta semana o Instituto Datafolha divulgou os resultados de uma pesquisa que procurou avaliar principalmente dois aspectos:

  • Comportamento e percepção da população em relação ao Coronavírus.
  • Avaliação da atuação do governo nesta crise.

Para isso, foram entrevistados 1.558 brasileiros adultos (16 anos ou mais) em todas as regiões do país. Com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos o um nível de confiança é de 95%. A coleta de dados aconteceu entre os dias 18 e 20 de março de 2020, sendo realizada exclusivamente por ligação para telefone celular.

Em sua página, o Datafolha destacou 3 imagens…

1) A primeira compara o desempenho do Presidente Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e dos Governadores, claramente o desempenho do Presidente é o pior avaliado e o do seu ministro o melhor, seguido de muito perto pelos governadores.

2) A segunda imagem trata do medo das pessoas em contrair o Coronavírus, em que o “pouco medo” e o “muito medo” estão praticamente empatados, mas chama a atenção 26% dos entrevistados não terem medo. Dado este que se conecta com a segunda camada desta imagem, ou seja, 24% são contra a proibição das pessoas saírem de casa, provavelmente as mesmas que têm pouco medo, já 73% são a favor da medida.

3) A terceira imagem retrata a avaliação dos prejuízos econômicos da crise do Coronavírus e fica explicito que a grande maioria dos entrevistados acreditam que tanto as suas economias quanto a economia brasileira serão prejudicadas, pelo menos durante um período curto de tempo.

A pesquisa nos traz outros insights importantes, como a confiança nos veículos de comunicação. Irei abordar este assunto em breve…

Vamos adiante aperfeiçoando nosso pensamento Estratégico 😉

Editoria: Pesquisa